A pedido de outras emissoras, conselho investigará se houve supostas irregularidades ou ferimento quanto à chamada livre concorrência nos direitos de transmissão.
O fato da Rede Globo de Televisão ter o monopólio dos direitos de transmissão de futebol está na berlinda. De acordo com reportagem publicada nesta quarta-feira pelo portal UOL, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pela primeira vez promete investigar a legalidade dos contratos para exibir as partidas de competições.
Segundo o processo, de número 0800.000721/2016-18, há suspeitas de que ocorreram irregularidades e infrações das Organizações Globo quanto à chamada livre concorrência para direitos de transmissão. A reportagem apontou que as outras emissoras teriam solicitado a abertura do processo, por definir o monopólio como "inaceitável".
O conselho vem acompanhando as negociações entre a Globo e os clubes brasileiros desde março, que culminou em um "pacote" na TV aberta, na TV paga e na Internet. O horário dos jogos de meio de semana também estaria sob avaliação, por ser considerado ingrato para quem vai ao estádio.
Até o momento, a Rede Globo não se pronunciou sobre as investigações.
Fonte:
Terra