Durante os meses de fevereiro e março a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) e o Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do Rio Grande do Norte (SAFERN) realizaram uma pesquisa junto aos clubes do Rio Grande do Norte, para identificar o nível de conhecimento dos atletas dos clubes em relação as entidades estaduais e nacionais que os representam. O objetivo também é identificar as principais demandas dos atletas em relação à diversas questões sobre a atuação das entidades e de como melhor o SAFERN e a FENAPAF podem atendê-los. Envolve as áreas de benefícios para aos atletas, defesa de interesses da categoria, direitos trabalhistas, educação e qualificação, estudos econômicos e saúde e segurança no trabalho.
Foi realizada com 8 clubes locais e um total de 147 atletas foram entrevistados por meio de questionário quantitativo e qualitativo, aplicado pela equipe do SAFERN. O mesmo projeto será realizado nos demais estados da federação e os sindicatos estaduais serão estimulados a realizar a mesma pesquisa produzida no Rio Grande do Norte em seus respectivos estados para ter o “diagnóstico FENAPAF”; destacou o presidente, Felipe Augusto Leite.
O presidente da FENAPAF e do SAFERN, Felipe Augusto Leite, destacou a importância da pesquisa como forma de aproximar ainda mais as entidades com os atletas, “Esta é um oportunidade dos atletas apresentarem suas demandas, sobretudo no estímulo ao associativismo, para o qual é fundamental o apoio da instituição”, pontuou.