O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol realizou nesta quinta, dia 2 de dezembro, a primeira sessão itinerante na gestão 2020/2024. Sob o comando do presidente Otávio Noronha, o Pleno se reuniu na Federação Matogrossense de Futebol para o julgamento de três processos em grau de recurso e, após o fim da sessão, os auditores da instância máxima do futebol nacional finalizaram a intervenção e deram posse aos novos integrantes do TJD/MT.
As sessões fora da sede do STJD são realizadas desde 2014 com o intuito de aproximar as instituições jurídicas e esportivas regionais e de dar publicidade de como são feitos os julgamentos do futebol brasileiro.
Em Mato Grosso, o evento foi realizado na sede da Federação Matogrossense de Futebol e contou com o apoio e a presença do presidente da Federação, Aron Dresch. Após a sessão de julgamentos, o Pleno concluiu a intervenção do Tribunal Desportivo local.
O TJD/MT está sob intervenção do STJD do Futebol desde inspeção realizada em agosto de 2019, realizada a fim de verificar o funcionamento do tribunal. Na ocasião não foram apresentados os termos de posse e ofícios das indicações dos auditores e nem a lista tríplice da procuradoria.
Sem que o TJD/MT conseguisse justificar as irregularidades encontradas, o Pleno do STJD do Futebol determinou a intervenção do tribunal local. Com isso, todas as infrações ocorridas no Campeonato Matogrossense de Futebol de 2019,2020 e 2021 foram denunciadas e julgadas pela Comissão Extraordinária do STJD.
A intervenção tem como objetivo regularizar as indicações das entidades competentes, bem como a realização de nova eleição e escolha da Presidência e composição do Pleno do TJD/MT, Comissões Disciplinares e Procuradoria.
Corregedor responsável pela região Centro-Oeste, o auditor do Pleno do STJD do Futebol, Mauricio Neves Fonseca, agradeceu a colaboração das entidades responsáveis pelas indicações dos novos membros do TJD/MT: Ordem dos Advogados do Brasil, Federação Mato-grossense de Futebol, Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Mato Grosso, Federação Nacional dos Atletas Profissionais e os Clubes: Cuiabá Esporte Clube, Esporte Clube Dom Bosco, Mixto Esporte Clube, Operário Várzea Grandensse e Paconé Esporte Clube e falou sobre a missão dos novos auditores do Tribunal Desportivo do Mato Grosso.
“Desde já, desejo a nova composição do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Mato Grosso, muito sucesso no exercício do mandato que se iniciará.
Ser auditor de um Tribunal Desportivo é uma missão extremamente complexa e de alta responsabilidade. Tenho certeza que Vossas Senhorias reúnem as qualidades necessárias para enfrentar este novo desafio, por isso o Superior Tribunal de Justiça Desportiva deposita suas boas expectativas, porque o sucesso de Vossas Senhorias significará o sucesso do futebol brasileiro, em especial do Mato Grosso...
O êxito da nova composição desse Tribunal dependerá do trabalho conjunto dos auditores e da procuradoria, além do suporte indispensável da Federação Mato-Grossense de Futebol, que deverá ter como alicerces o diálogo, a parceria, a boa vontade e a transparência”, disse o corregedor da região Centro-Oeste.
Após a cerimônia de posse, os novos membros do Pleno do TJD/MT votaram e elegeram presidente, vice e procurador-geral para a gestão até 2024.
Confira abaixo a nova composição do TJD/MT:
Presidente: José Sebastião de Campos Sobrinho - FENAPAF
Vice presidente: Diego Fernando Pécora de Amorim - CLUBES
Robie Bitencourt Ianhes - OAB
José Patrocínio Brito Junior - OAB
Bruno Felipe Monteiro Coelho - FMF
Roberto Dias de Campos Filho - FMF
Juliano Domingues de Oliveira - SINDICATO DOS ÁRBITROS DO MT
Daniel Zampieri Barion - FENAPAF
Samuel Franco Dalia Neto - CLUBES
Procurador-geral: Ademar Francisco de Carvalho.
Fonte: https://www.stjd.org.br/