NOTÍCIAS

Reivindicações de jogadores já foram discutidas e resolvidas pelos Sindicatos

A Fenapaf (Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol) esclarece que as reivindicações dos atletas, que compõem o Bom Senso FC, são assuntos já debatidos e alguns até resolvidos há tempo em favor dos jogadores e do futebol brasileiro.

Os pontos questionados pelos atletas que levarão a pauta para a CBF serão esclarecidos abaixo e como estão definidos pelas entidades.

Férias –
a Lei Pelé determina 30 dias de férias após o término do ano esportivo. As férias estão sendo cumpridas todos os anos. Nesse ponto, a Fenapaf não vê o porquê da reivindicação.

Pré-temporada –
Ficou estabelecida a pré-temporada de um mês a partir de 2015, quando não haverá jogos em janeiro. Essa definição foi acertada na última semana em reunião na CBF com a Ferj, Rede Globo, clubes e atletas presentes. Não há o que reivindicar se o assunto já está resolvido.

Fair Play Financeiro – Ponto importante e que ao longo desses últimos anos a Fenapaf tentou criá-lo através da Lei Pelé. Infelizmente não houve êxito. Esse modelo existe na Europa, mas não foi implantado no Brasil. O mais próximo que se conseguiu foi o acordo feito pelo SAPESP que, através de acordo com a Federação Paulista, colocou no regulamento a perda de pontos para quem não cumprisse as obrigações salariais com os atletas. Esse grupo terá dois caminhos a seguir para chegar nesse ponto, através de lei, como foi proposto, ou, através do regulamento das competições feito pela própria CBF.

Participação no Conselho Técnico –
De extrema importância. A Federação e os Sindicatos sempre reivindicaram a participação ativa dos atletas, mas a distância dos representantes dos atletas nos clubes sempre foi mantida, numa demonstração clara de falta de interesse de se permitir uma participação mais efetiva das entidades representativas.

Calendário –
Em reunião recente com a Rede Globo e os clubes, foi discutida a necessidade de se jogar menos. O argumento é que os clubes têm que jogar para obter receita. O Brasileiro e a Libertadores são obrigatórios, não há como se negar a jogar. A Copa do Brasil e a Sul-Americana são opcionais, ficando a critério dos clubes participarem ou não. Na reunião citada, a Federação ponderou exatamente isso, que os clubes deveriam decidir se querem jogar mais, receber mais ou tudo isso e render menos no campo devido ao cansaço impostos aos jogadores. Neste caso, os próprios jogadores terão de convencer seus clubes a não estarem em todas as competições, assim diminuiriam as datas de jogos.

A Fenapaf elogia a postura e o engajamento dos atletas nessas causas, mas salienta que algumas dessas reivindicações já foram resolvidas e as outras, através do diálogo e de proposta de lei, não obtiveram êxitos.

Desejamos sorte a eles.

Alfredo Sampaio
Vice-presidente da Fenapaf

voltar

IMPRENSA

FILIADOS

SAFECE - Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Ceará Presidente: Marco Antônio da Silva Nunes
Endereço: Avenida Dom Luis 500 - sala 9

SIAPES - Sindicato dos Atletas Profissionais do Espírito Santo Presidente: Geraldo Luzia de Oliveira Júnior (juninho)
Endereço: Ed. Presidente Kennedy - 7

SINJOP - Sindicato dos Jogadores de Futebol Profissional do Estado do Pará Presidente: Oberdan Bendelac Menezes
Endereço: Praça Bruno de Menezes, 54
Bairro S

SAFEPB - Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado da Paraíba Presidente: Manoel Luiz Melo
Endereço: Rua Semeão Leal 150 - sala 401 - Ed. Pra

SAPEPAR - Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado do Paraná Presidente: Nivaldo Carneiro
Endereço: Rua Itupava 20 - Alto da Glória
C

SAP - Sindicato dos Atletas Profissionais de Futebol e Demais Modalidades (Pernambuco) Presidente: Ramon
Endereço: Avenida Norte 4284 - Galeria Anne - Sala 109 - Tamarinera Rec

SAFERN - Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio Grande do Norte Presidente: Felipe Augusto Leite
Endereço: Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto,

  • NOSSOS FILIADOS: