O Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Ceará (SAFECE), no ato representado pelo presidente Marcos Gaúcho, promoveu na noite deste sábado, 11, a 4ª edição do projeto ‘Super Atleta’.
O evento contou com a participação de atletas e ex-atletas renomados no meio do futebol, assim como o corpo técnico e jurídico envolvidos com a categoria esportiva.
A jornalista Denise Santiago conduziu a solenidade.
A mesa foi composta por Marcos Gaúcho, Fernando Filho, Kim Alves, Bechara, Raimundinho, Eudes Bringel; vice-presidente da FCF, Ronaldo Lima; Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, José Maria Filho; do STJD e Emanuel Alves; IFCE.
Clique AQUI e confira a Galeria de Fotos do Evento
O presidente do SAFECE, Marcos Gaúcho, fez saudação aos desportistas e as autoridades do meio futebolístico presentes ao evento. Gaúcho evidenciou planejamento de 5 anos para inclusão de uma cultura de capacitação e conhecimento aos esportistas que, ao término da carreira, já tenham definido uma nova oportunidade de trabalho.
“Estamos neste momento transformando sonhos em realidade. Fizemos um planejamento que o que estamos firmando hoje acontecesse em 5 anos e em 4 anos nós já estamos colhendo os frutos do nosso trabalho. Tenho certeza que vocês sairão do evento com mais conhecimento e farão network”, disse.
O ‘Cenário do Futebol Nacional’ foi o tema debatido pelo secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Ronaldo Lima. Na oportunidade, Ronaldo fez um apanhado das atividades desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Futebol destacando suas competências, visão, missão, processos, projetos, dentre outros. O secretário destacou “é preciso conhecimento para ter responsabilidade”, elencando uma série de ações disponibilizadas gratuitamente pela Secretaria de Esporte.
Gestão do Futebol
Para fechar a noite, o executivo de futebol do clube Atlético Mineiro, Rodrigo Caetano, fez uma explanação sobre ‘Gestão do Futebol’ e as principais atribuições de sua função, reforçando que ela é incipiente ao mercado e ainda não regulamentada por lei. Rogério Caetano fez uma síntese de atribuições que o cargo demanda e citou: liderança, gerenciamento, análise de mercado, planejamento e ação como princípios norteadores para a carreira.
Nas homenagens da noite, o Sindicato dos Atletas de Futebol ofertou certificados e placas por serviços prestados ao futebol a dois grandes ex-atletas do futebol cearense: Erandir e Rômulo e concedeu também placas comemorativas aos palestrantes Ronaldo Lima e Rodrigo Caetano.
O ex-goleiro e ídolo do Atlético, Victor, que agora exerce função administrativa no Galo, também participou da solenidade.
Fotos: Xandy Rodrigues/SAFECE