Por Redação SAFERJ
O zagueiro Jairo Campos, do Barcelona de Guayaquil e da Seleção do Equador, tem frequentado a fisioterapia do Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Saferj). O atleta, campeão mineiro pelo Atlético-MG, em 2010, se recupera de uma cirurgia e necessita de tratamento no tendão de Aquiles. Campos se diz muito contente por estar se tratando no Sindicato do Rio – tratamento este indicado pelos próprios profissionais de seu país.
– Vim ao Brasil justamente para tratar essa lesão no tendão de Aquiles da perna esquerda. Quero agradecer ao presidente do Sindicato dos Atletas do Rio (Saferj), Alfredo Sampaio, e desejar felicidades a todos do Saferj pela obra maravilhosa – disse o atleta, que conferiu as instalações do Sindicato ao lado do vice-presidente Denson Celço.
Aos 28 anos, Jairo diz que os profissionais do seu país indicaram o Brasil e o Saferj para que ele pudesse ter uma boa recuperação. O atleta conversou também com o JS sobre a sua passagem pelo Atlético-MG, clube que defendeu em 2010 e se sagrou campeão mineiro.
- A minha passagem pelo Atlético-MG foi muito boa. Vim para o país depois de uma temporada de cinco anos na LDU. A estadia em Minas Gerais foi boa e conseguimos ganhar um Campeonato Estadual. Depois não fomos bem no Campeonato Brasileiro, mas conseguimos manter o time na Primeira Divisão. Na temporada seguinte não tive um bom desempenho, pois trocaram o treinador e fiquei muito tempo no banco de reservas, devido ao novo método de trabalho. Aí optei por voltar ao Equador – afirmou o zagueiro que em 2011 foi emprestado para o Deportivo Quito.
Jairo conversou também sobre a competitividade do futebol brasileiro e se há alguma chance de voltar ao futebol pentacampeão.
– Aqui no Brasil há bons jogadores e os clubes têm estrutura, o Brasil tem os melhores jogadores do mundo. A experiência foi muito boa e eu quero voltar. Tive uma grande felicidade aqui vencendo uma Libertadores e uma Copa Sul-Americana sobre o Fluminense, no Maracanã. Há possibilidade de voltar, pois a minha família gostou muito daqui. Estou esperando uma oportunidade, seja no Atlético-MG ou em qualquer outra equipe – comentou.
O zagueiro vê diferença no modo como os torcedores brasileiros e equatorianos veem o futebol e diz que tem chances de atuar com a camisa do Equador na Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil.
- É muito diferente. Aqui no Brasil, o povo é apaixonado mesmo, “doente”. Essa é a diferença, pois são cinco títulos mundiais e isso não existe em qualquer campeonato do mundo. Quanto a jogar ano que vem na Copa do Mundo, penso que tenho boas chances, pois sou jogador da Seleção do Equador. No ano passado, joguei praticamente toda a Eliminatória para a Copa do Mundo, menos os dois últimos jogos, pois me machuquei. Mas, a ideia é voltar. E vim ao Brasil justamente para isso, para me recuperar bem – disse, confiante, o atleta.
Títulos e prêmios de Jairo Campos: campeão da Libertadores 2008 (LDU); vice-campeão mundial em 2008 (LDU); campeão da Sul-Americana 2009 (LDU); campeão da Recopa Sul-Americana 2009 (LDU); campeão mineiro 2010 (Atlético-MG); melhor zagueiro Campeonato Mineiro (2010); campeão equatoriano 2011 (Deportivo Quito); melhor zagueiro equatoriano (2011); campeão equatoriano 2012 (Barcelona de Guayaquil) melhor zagueiro equatoriano (2012).